Pular para o conteúdo principal

mpQualquercoisa

avio c1000 - Cópia

Quando um dos meus celulares estragou, achei que seria interessante comprar um novo aparelho que suportasse 2 chips simultâneos.

As grandes fabricantes não produzem esse tipo de telefone, nem é possível encontrá-los nas lojas das operadas. Quem quiser tem que comprar um importado Made in China.

O que eu comprei é essa da foto, o Avio C1000. Mas isso não importa – você encontra dezenas de modelos diferentes, cujas diferenças são mínimas. Podem ser chamados de MP7 a MP10, mas isso tudo é bobagem. Só pra ter uma idéia, encontrei o meu C1000 sendo vendido como MP7, MP8 e MP10.

Para esclarecer essa nomenclatura picareta, sugiro uma consulta ao artigo MPx Player, da Wikipédia.

Mas além de funcionar com 2 chips ao mesmo tempo, o que o meu MPinfinito tem?

MP3 player: O som é bom, e o tempo de mudança de música para outra não incomoda. O grande problema é que não há um software de organização de músicas tal qual o iTunes, o que implica ao usuário organizar suas músicas em pastas antes de gravá-las no cartão de memória.

Vídeo player: A tela tem um bom tamanho para visualização dos vídeos. O ideal é salvar os filmes no formato 3gp (e não MP4, como sugerido). Eficiente.

Câmeras: São 2 câmeras. Embora a carcaça do aparelho informe que elas tem 6 Megapixels de resolução, a maior foto que você consegue tirar é em VGA (0.3 MP). E a impressão que dá é que, mesmo em VGA, a foto é interpolada, pois a imagem é muito ruim. O flash de LED não ilumina o suficiente. Para filmar, 2 (dois) quadros por segundo. Dispensa qualquer outro comentário.

Saídas de som: Há uma caixa de som boa, e uma saída para fone de ouvido, que acompanha o aparelho. Mas qualquer fone convencional pode ser usado.

TV: Recepção de sinal analógico da TV, com a imagem muito boa. Serve basicamente pra duas coisas: você chegar pra um amigo e falar: “Olha que legal, meu telefone pega televisão!” ou então pra assistir um jogo de futebol quando você estiver no meio de uma viagem. É possível gravar o programa que está passando na TV.

Touch Screen: Serve principalemnte pra dar um charme pro aparelho, pois todas as suas funções são acessiveis pelo teclado. É interessante usá-la pra escrever SMS. Mas a resposta aos comandos é lenta.

Acelerômetro:  Se você virar o aparelho 90 graus, a tela também vira. Chacoalhando o aparelho, você troca o papel de parede. Dispensável, mas ajuda a vender.

Internet: Acessa apenas WAP, via GPRS. A tela grande facilita a navegação. O difícil é configurá-la – as operadoras não estão preparadas, então você tem que fazer tudo manualmente. Nada que umas pesquisas na web não resolvam, embora isso tenha me demandado um tempo considerável.

Softwares: Nada relevante. Uns joguinhos bobos, calendário, conversor de unidades, etc. Uma grande falha é que não é possível instalar novos aplicativos.

Memória: Aceita cartões MicroSD de até 4 gigabytes. É mais do que o suficiente, pois as fotos e vídeos que você fizer vão ocupar um espaço irrisório da memória. Dá pra colocar umas 1000 músicas.

Bluetooth: Não usei muito, só posso dizer que funciona.

Conclusões

Está bem longe de ser um smartphone, é um aparelho voltado principalmente para multimídia. Mas ele é meio “pato”: sabe nadar, andar e voar, mas não faz nada disso direito.

Seu grande mérito está na possibilidade de uso de 2 chips – aliás, esse foi o motivo que me fez comprá-lo. Mesmo que ele não tivesse nenhum dos outros recursos acima citados, valeria a pena. O preço é baixo, o que faz com que a relação custo-benefício seja interessante.

P.S.: Meu aparelho que estragou não foi o Motofone F3, foi um outro bem mais antigo. Vendi o meu F3, mas ainda acho que ele é uma boa pedida, dependendo da sua necessidade!

Comentários

  1. Obrigado achei interessante suas dicas. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pra você que diz gostar de todos os aparelhos separados e com suas funções específicas... até que um meio pato veio a calhar...

    ResponderExcluir
  3. E ainda prefiro aparelhos separados com funções específicas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário