Pular para o conteúdo principal

Os 5 melhores discos internacionais de 2009

Usualmente, as discussões em torno das listas de fim de ano fica em torno de quem ficou de fora, e não de quem está dentro dela. Limitei a 5 o número de álbuns eleitos, o que me deixou com um aperto no coração ao não incluir o Muse, Matt & Kim, Lily Allen e muitos outros. Mas não vamos discutir as ausências, o que importa é a lista dos 5 melhores discos internacionais de 2009:

God Help The Girl God Help The Girl - God Help The Girl
É um projeto solo do vocalista do Belle and Sebastian, Stuart Murdoch. Detalhe: aqui ele não é o vocalista principal. Diversas cantoras desconhecidas foram convidadas para cantar nessa empreitada. Como uma espécie de ópera-rock, o disco apresenta uma série de músicas com personagens em comum, e parece - muito - a banda escocesa. Natural, pois o Belle and Sebastian toca em todo álbum. Com belas e fofas melodias e letras inteligentes, God Help The Girl é uma extensão do trabalho de uma das bandas mais populares do rock alternativo.

 

Folder Julian Casablancas - Phrazes For The Young
Pegue os Strokes, tire as guitarras marcantes e deixe a voz soar de forma mais natural, sem distorções. Uma análise simplória definiria assim o disco solo do vocalista Julian Casablancas. É um album curto - apenas 8 músicas - mas muito gostoso de se ouvir. Com influências dos anos 80, muitos barulhinhos de teclado e uma veia dançante, foi uma boa surpresa pra mim, embora os críticos da indústria musical não tenham gostado muito do álbum.

 

Morrissey - Years Of Refusal Morrissey - Years of Refusal
O ex-vocalista dos Smiths permanece como um dos poucos tiozões da música que ainda está no auge de sua criatividade. Letras inspiradas e que te fazem pensar acompanhadas de melodias marcantes.Também lançou o álbum Swords no final desse ano, mostrando que o show deve continuar.

 

Folder Arctic Monkeys - Humbug
Cercado de expectativa, o disco surpreendeu os fãs. Onde estavam os garotos que cantavam canções que faziam o público pular nas pistas? À primeira audição, minha conclusão foi um "Eu acho que não gostei". Dando mais uma chance, tomei gosto pelas mudanças do álbum, e já fiquei com uma pulga atrás da orelha: o que será que os macacos do ártico irão aprontar da próxima vez?

 

Manners Passion Pit - Manners
Difícil um disco de estreia entrar numa lista de melhores - mas esse merece. Pop dançante, com riffs memoráveis e voz em falsete fizeram do Passion Pit uma das mais interessantes bandas que apareceram nos últimos tempos. E Little Secrets é muito viciante!

Comentários

  1. Eu sabia que alguma coisa do Belle and Sebastian apareceria em sua lista, cliquei nos melhores internacionais só para confirmar a minha suspeita!! Mas vou ouvi-los depois postarei minhas opiniões a respeito. By the way, saudadess...
    Marcela T.

    ResponderExcluir
  2. Mas Belle and Sebastian é bom mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Opa, muito bom gosto!! Desde que escutei o clássico Tiger Milk, não deixei de acompanhar a banda haueha baixei tudo, discografia e etcs. vc já viu o dvd 'Fans Only'? dá pra notar que eles tem um carinho especial pelo brasil :D

    Mto estranho, só baixei esses dias o album do julian e passion pit, gostei pra caramba tb xD

    Arctic monkeys, vou nem falar, sou fã mortal dessa banda :P como vc disse, foi um choque ver uma mudança drástica no estilo... mas depois de ouvir mais de uma vez, viciei geral xD qndo vi o meu last.fm, o album era um dos mais tocados haha :)

    Gostei do Blog, irei acompanhar sempre que der!

    ResponderExcluir

Postar um comentário