Pular para o conteúdo principal

300


Desde que tenho uns dez anos de idade, convivo com a pergunta: "Você já não está muito grandinho pra ler essas coisas?". "Essas coisas" são revistas em quadrinhos, que me acompanham desde que comecei a aprender a ler.

Entre os milhares de quadrinhos com os quais eu tive contato, posso destacar a série "Os 300 de Esparta" como uma das melhores que já li. Isso foi em 1999 e agora, quase oito anos depois, o filme "300", baseado nessa série, tem conquistado o público em todos os lugares em que estreou. Provavelmente no Brasil não será diferente, até porque o filme conta com Rodrigo Santoro como um dos protagonistas, no papel do imperador Xerxes.

O brasileiro tem costume de rotular as histórias em quadrinhos (HQs) como "coisa de criança". A maioria das pessoas pensa assim equivocadamente, pois não sabe que existem quadrinhos para adultos, e que eles são muito populares. Até mesmo Hollywood está descobrindo esse mercado, nos brindando com ótimos filmes como "V de Vingança", "Sin City", "A Liga Extraordinária", "Do Inferno" e "Constantine", só pra citar alguns. Ahá, aposto que você não sabia que todos esses filmes eram baseados em revitas em quadrinhos!

Mas voltando aos "300"... A HQ foi escrita por Frank Miller, um dos roteiristas mais respeitados do mundo dos quadrinhos e responsável pela série Sin City, por exemplo. "Os 300 de Esparta" narra a batalha das Termópilas, na Grécia Antiga e, apesar de existir todo um contexto histórico envolvendo a HQ, o autor não pretende tornar sua obra uma referência para os professores. Quer apenas contar uma boa história, mostrando que quadrinhos também são coisa pra gente grande. E isso ele consegue com louvor!

E sobre o filme? Ainda não posso falar... Ele só estréia no Brasil no dia 30 de março. Estarei lá pra assistir e poder sair da sessão dizendo "Mas a revista em quadrinhos é muito melhor!".

Recentemente, a Editora Devir lançou no Brasil uma nova versão de "Os 300 de Esparta", em um volume único, de capa-dura. É possível encontrá-lo à venda nas maiores livrarias e também pela internet. Mas não se esqueça de procurar também na seção infantil! Talvez os vendedores não estejam preparados para vender quadrinhos para marmanjos!

Comentários

  1. Anônimo11:24 PM

    Se tiver pré-estréia no Diamond, bora lá? THX rox!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:38 PM

    Ae! Vi o 300 ontem, muito bom! Vale ver novamente :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário