Pular para o conteúdo principal

Quem sou eu


Sou o Gregório Fonseca, e estou aqui porque gosto de compartilhar minhas ideias com o mundo - sejam elas sobre tecnologia, música, cultura pop ou qualquer outro assunto que eu me interesse. Posso dizer que sou engenheiro, jornalista, professor, palestrante e algumas coisinhas mais.

Gregório, o engenheiro 

Trabalho desde 2008 na Embraer, onde minha atual função é de engenheiro de software. Tenho curso técnico em eletrônica pelo CEFET-MG, graduação em engenharia elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialização em engenharia aeronáutica pela Embraer, mestrado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e certificação em gestão e liderança pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).


Gregório, o jornalista

Além de manter esse blog desde 2004, atualmente curso doutorado em Comunicação Social na UFMG, onde estou envolvido com um projeto de pesquisa sobre disseminação de notícias falsas. Fui editor e redator da revista Drops, que teve apenas uma edição publicada em 1996, quando eu tinha 11 anos. Publiquei textos no Correio de Araxá entre 2000 e 2002, na Coluna CEFET. Fui redator do jornal O Resistor, informativo dos estudantes de engenharia elétrica da UFMG, entre 2006 e 2007. Escrevi no blog Disco Pops em 2010 e 2011 e fiz parte da equipe do Move That Jukebox (que por anos foi um dos mais importantes sites de música indie do Brasil) entre 2011 e 2015. Tenho pós-graduação em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Araraquara (UNIARA).


Gregório, o professor e palestrante

Fui palestrante na última edição da Campus Party MG (2017), onde falei sobre fake news e software embarcado aeronáutico. Fiz palestras e apresentações em universidades como UFMG, ITA, MIT, PUC-MG, IFMG, UNIFESP e CEFET-MG sobre temas diversos como gestão da inovação, software embarcado, carreira e processos de seleção. Já dei aulas particulares para alunos de ensino médio e fui professor de informática.


Gregório, algumas coisinhas mais

Gosto muito de cultura pop em geral, consumindo conteúdo em livros, quadrinhos, filmes, séries, jogos de videogame e tudo mais que aparecer sobre meus personagens e histórias favoritas. Tenho até uma torradeira do Darth Vader, veja só! Meu filme favorito é Jurassic Park e o Episódio I de Star Wars foi o filme mais importante da saga na minha vida. A Comic Con Experience é praticamente meu retiro espiritual anual. Na cristaleira da minha casa não há cristais: há miniaturas.

Comentários