Pular para o conteúdo principal

Você não precisa de uma televisão tão grande!

(ou será que precisa?)

 TV Samsung 60 polegadas

Pra muita gente, quanto maior é uma televisão, melhor. Pode até ser em muitos casos, mas em determinadas situações o tamanho exagerado de uma TV acaba sendo prejudicial.

O assunto “retina display” tem aparecido constantemente nas publicações (e propagandas) de tecnologia. Basicamente, um tela com retina display tem a resolução tão alta que o olho humano não consegue perceber a existência dos pixels.

Só que na prática, qualquer televisão pode ser uma “retina display”. Isso só depende da distância em que o telespectador está dela.

Nota: Se você se assustou com as fórmulas abaixo e não quer saber de matemática, não precisa parar de ler. Todas as contas estão resolvidas e aparecem só como referência. Você pode simplesmente ignorá-las e continuar lendo o texto.

Existe uma fórmula utilizada para se calcular qual é a distância ideal de uma tela.

Equação para distância ideal da televisãoOnde:

D = Distância ideal (é o número que está sendo calculado);
DD  = Diagonal (é o tamanho “comercial” da TV. Ex: 32 polegadas);
RH = Resolução horizontal (quantidade de colunas de pixels);
RV = Resolução vertical (quantidade de linhas de pixel);
RA = Resolução atual (quantidade de linhas do que está sendo transmitido).

Caso você esteja a uma distância menor que a ideal, a imagem será prejudicada, dando a impressão de que está quadriculada (pois na verdade está). À distância maior que a ideal, no entanto, você começa a perder detalhes, pois os pixels começam a se juntar.

A partir dessa equação, formulei alguns exemplos.

Supondo que sua TV tem 32 polegadas. Para assistir um blu-ray (que tem RA=1080 linhas), a distância ideal é 1,27 metros, conforme equação abaixo.

Equação para distância ideal da televisão - 32 polegadas em Full HDIsso quer dizer que para explorar o máximo potencial de uma imagem de um blu-ray ou de uma transmissão em HD, é preciso ficar a 1,27 metros da televisão. No entanto, a situação muda se você estiver assistindo um DVD (que tem RA=480 linhas):

Equação para distância ideal da televisão - 32 polegadas em DVDComo visto na equação anterior, um DVD é plenamente aproveitado à uma distância de 2,85 metros da tela. Menos que isso a imagem acaba ficando serrilhada.

Agora imagine que  sua TV tem 42 polegadas. Para assistir à programação normal de TV (que não é transmitida em HD), a distância ideal é de quase impossíveis 3,75 metros. A sala tem que ser grande pra caramba. Se discordar, confira a equação.

Equação para distância ideal da televisão - 42 polegadas em DVDSó que as televisões não pararam de crescer. Está cada vez mais comum encontrarmos aparelhos de 60 polegadas. Uma televisão dessas é o sonho dos cinéfilos que podem assistir blu-rays a 2,45 metros da tela, o que é bastante razoável.

Equação para distância ideal da televisão - 60 polegadas em Full HDSe a mídia escolhida for um DVD, no entanto, você vai ter que ir pra casa do vizinho e assistir da janela. Ou então ter 5,35 metros livres na sala.

Equação para distância ideal da televisão - 60 polegadas em DVDPara um mundo em HD, as televisões de hoje tem um tamanho adequado.No entanto, a maior parte das transmissões ainda é em resolução tradicional – nem todo lugar tem cobertura de TV aberta em HD e os DVDs ainda são mais populares que os blu-rays.

Utilizar uma TV de última geração sem aproveitar todo seu potencial é como matar mosquito com bazuca. O resultado final é o mesmo, mas há um grande desperdício no caminho.

Termino com uma sugestão. calculem a distância ideal para cada tipo de situação e colem uma fita adesiva no chão para marcação. Instale rodinhas no sofá para movê-lo de acordo com a situação. E aproveitem ao máximo seus televisores.

Comentários