Pular para o conteúdo principal

O triste fim da Livraria Leitura da Savassi

A Livraria Leitura da Savassi, em Belo Horizonte, vai fechar as portas. Há 25 anos em um ponto tradicional, a livraria não resistiu às mudanças do mercado. Fico triste com a situação: tenho ótimas memórias dessa livraria. No entanto, apenas memórias não pagam as contas.

Foto: Cristiano Machado / Hoje em Dia
De acordo com uma reportagem de Tatiana Morais, no Jornal Hoje em Dia, a livraria situada na Avenida Cristóvão Colombo está fechando por um decisão estratégia. A proximidade de outra unidade da rede no Pátio Savassi, aliada ao cenário econômico brasileiro e a diversos outros fatores culminaram em uma queda bastante significativa nas vendas do local.

Sabendo da queima de estoque, corri à Leitura para tentar encontrar algo interessante - e barato. Todos os livros fora da seção de quadrinhos (falo dela daqui a pouco) estavam com 30% de desconto. Acontece que hoje em dia, 30% não é mais o suficiente: as livrarias online possuem preços muito mais competitivos, especialmente a Amazon.com.br. Todos os livros que me interessaram, mesmo com desconto, estavam custando mais do que eu pagaria comprando na multinacional americana.

Fiquei pensando o quanto as lojas virtuais tem sido cruéis com o comércio tradicional. Toda vez que vou à um shopping, costumo passear nas livrarias. Só que elas são pra mim um enorme showroom: passo um bom tempo nelas e na maioria das vezes não compro nada. Na hora de comprar, procuro a loja online que tem o preço mais barato e mando entregar em casa ou compro a versão digital. A Amazon tem uma estratégia muito agressiva: seus livros costumam ter em média 40% de desconto sobre o preço de capa, em alguns momentos chega a descontos ainda maiores. É ótimo para o cliente a curto prazo, mas pode ser muito prejudicial para os concorrentes no futuro.

Conversando com os vendedores da loja, tive notícia que a unidade da Leitura que está fechando teve uma queda de 40% nas vendas (não sei em qual período). Só que o setor de quadrinhos teve um aumento de 60% nos últimos tempos. O estoque desse setor deve ser migrado para a loja do Pátio, mas ocupando um espaço muito menor do que tinha na Savassi. 

Foto: Flávio Tavares / Hoje em Dia

A Leitura se intitula a maior loja de quadrinhos do estado. Não conheço outra maior, então deve ser verdade. A parte de quadrinhos fica em um lugar meio escondido, chamado carinhosamente de "calabouço", e que me recebeu por muitos anos.

Me lembro de quando era criança e nela tive meu primeiro contato com o RPG. Na época não existia internet para o grande público no Brasil (1993, 1994) e a Leitura era um dos meus lugares favoritos quando vinha à Belo Horizonte. Além dos livros de RPG, era o único lugar em que eu conseguia comprar livros de Calvin e Haroldo, cartas de Magic The Gathering e foi onde tive contato pela primeira vez com os livros da série O Senhor dos Anéis

Esse vínculo com a loja foi se perdendo com o tempo: ainda costumo visitá-la pois gosto do ambiente, mas comprar algo lá é bem menos frequente. O motivo principal é o preço - quase nunca competitivo. Na minha última visita saí com os álbuns Graphic MSP Papa-Capim e Ms. Marvel. O preço era o de capa, mas fiz questão de fazer minha (talvez) última compra na loja que tanto frequentei.

O estabelecimento deve fechar no dia 28 de maio (mas essa data pode ser alterada). Quando estiver mais próximo do fechamento, os descontos devem aumentar para 50% - aí sim o preço pode ficar realmente interessante.

Fico muito triste com o fechamento, mas entendo: são negócios, e negócios devem dar lucro. Eu, que fui um cliente fiel por muitos anos, já não comprava tanto na loja e provavelmente a situação deve ter se repetido com muitos outros clientes. O mercado mudou e as coisas não são mais como antes. Infelizmente e felizmente.


Comentários