Pular para o conteúdo principal

Será que as pessoas esqueceram-se de Arquivo X?


Hoje estreia a décima-primeira temporada de Arquivo X no canal Fox nos Estados Unidos, mas série só chega no Brasil na próxima semana. Vou esperar os sete dias pra ver sem medo de tomar spoilers: não tenho visto quase nenhum movimento relativo à série nas minhas timelines e acredito que isso não deve mudar muito. Embora a série tenha ótimos índices mundiais de audiência desde o seu retorno, em 2016, parece que ela passou em branco por terras tupiniquins nos últimos anos.

É estranho, pois no Brasil a série fez tanto sucesso que chegou a ter uma série de livros vendida semanalmente com a revista Caras (por mais bizarro que isso possa parecer nos dias de hoje).  Tenho vários livros dessa coleção até hoje, inclusive. A impressão que tenho é que os fãs da série (que eram chamados de eXcers) acabaram deixando-a de lado ao longo dos anos.

Acompanhei Arquivo X desde o seu início, no começo da década de 90. Na época era muito difícil conseguir ver cada episódio semanalmente, mas me esforçava ao máximo para assistir. Dependia de antena parabólica ou tv a cabo e não tinha nenhum dos dois em casa. Lia sobre a série em revistas como a Herói, a Wizard, a Sci-Fi News e a Starlog e fiquei triste com o fim da série em 2002. Só consegui ver todos os episódios quando completei a coleção de DVDs em 2008. Nos últimos anos, li boa parte dos quadrinhos com histórias inéditas em formato digital no Comixology e a edição em português que a editora New Order lançou.


Se a nova temporada estiver no mesmo nível que os seis episódios lançados em 2016 já posso me considerar satisfeito. Eu não me esqueci de Arquivo X (e nem quero), e acredito que boas histórias ainda possam ser contadas.

Para quem não conhece a série: Arquivo X conta a história de Fox Mulder e Dana Scully, dois agentes do FBI que investigam casos cuja explicação em muitas situações remete ao sobrenatural. Cada episódio pode ser visto de forma independente (tem começo, meio e fim) e detalha uma investigação. Vista como um todo, a série possui uma grande história que vai sendo contada aos poucos. Foi uma das séries mais importantes e influentes dos anos 90 e ainda hoje é relevante.


Comentários