Pular para o conteúdo principal

Luís Fabiano e o Fair Play

Luís Fabiano - Braço - Costa do Marfim

Na partida entre o Brasil e a Costa do Marfim que aconteceu no último domingo,  cerca de 190 milhões de brasileiros comemoram o gol que Luís Fabiano fez após ajeitar a bola com o braço duas vezes. O primeiro toque foi aparentemente involuntário, o segundo foi bizarro.

Não dá pra negar que foi um dos mais belos gols da Copa do Mundo de 2010 até agora, mas ficou manchado pelo toque irregular do artilheiro. Ou não.

Após o gol, as câmeras mostraram o árbitro Stéphane Lannoy perguntar a Luís Fabiano se houve toque. O jogador negou, e como se não acreditasse no que estava ouvindo, o juiz riu.

Maradona é motivo de piada entre os brasileiros pelo famoso gol que fez com a “mão de Deus”. Henry deu a classificação à França nessa edição da Copa com uma ajeitadinha de mão e foi bastante ironizado pela torcida canarinho. E o fabuloso pode?

Aí está o problema. Houve muita reclamação sobre as jogadas desleais dos atletas da Costa do Marfim – e realmente eles se excederam e praticaram jogadas maldosas, mas por quê os brasileiros não reclamam da jogada de Luís Fabiano? Os dois lados não estavam infringindo as regras do jogo?

A FIFA prega tanto o fair play, o chamado “jogo limpo”, e duvido que esse tipo de jogada sofra algum tipo de repreensão. No máximo um afastamento do juiz.

O jogador, malandro que é, ainda é exaltado como herói porquê deu uma de “espertalhão”, enganou o juiz e ganhou um gol. Lembrando que só o brasileiro pode ser malandro, se for argentino ou francês é criminoso, ok?

A verdade é que o árbitro achou o gol tão bonito que não teve coragem de anulá-lo. E numa Copa do Mundo marcada por placares magros e jogos feios, um gol assim é um show à parte.

Foto: Globoesporte

Comentários

  1. o lance foi duvidoso...
    tanto que não vimos nem esboço de reclamação por parte dos marfinenses...

    ResponderExcluir
  2. O gol de mão do Maradona foi muito evidente, o Henry claramente deu um tapão na bola, já a matada do Luís Fabiano foi bem mais sutil, ficando clara de verdade apenas no replay. Foi tão sutil que nem os jogadores da Costa do Marfim foram reclamar na hora.

    No Campeonato Paulista de 2008 o Adriano fez um gol de mão muito mais absurdo do que todos esses na semi contra o Palmeiras, e não conheço um são-paulino que não tenha gostado.

    Mas mesmo assim eu acho que o gol foi irregular e deveria ter sido anulado, assim como todos os outros comentaristas cujos blogs eu li. No Linha de Passe da ESPN ontem à noite foi unânime a discussão de que o gol deveria ter sido anulado, independentemente de isso ter favorecido o Brasil. Muitos inclusive falaram desse gol com a mesma ironia que falaram do gol do Maradona. Mas não vi exaltarem o Luís Fabiano por ter sido malandro, e sim por ter feito um "gol de Pelé", como definiu o Juca Kfouri.

    Além disso, o que li na imprensa internacional ontem (Marca e Gazzetta dello Sport) foram elogios ao gol mais bonito da Copa, sinal de que mesmo os europeus não estão criticando a atitude do árbitro nesse lance, mas sim enaltecendo o golaço do Fabuloso. Os europeus também acharam a expulsão do Kaká injusta.

    Só pra finalizar: falam mal desse gol de mão do Maradona mas se esquecem que no mesmo jogo ele anotou o gol mais bonito da história das Copas. Por isso que ele foi um gênio.

    ResponderExcluir
  3. Acho que na hora foi difícil ver, pra qualquer um. Eu só vi no replay.
    Nao nego que foi irregular, mas fazer o que? Os franceses e argentinos nao reclamam dos proprios gols tambem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário