Pular para o conteúdo principal

El Museo Del Fútbol @ Estadio Centenario

 

Um dos passeios mais legais de Montevidéu, no Uruguai, é o Museu do Futebol (pra quem aprecia o esporte, é claro). 

O museu fica no Estadio Centenário, um estádio relativamente pequeno para os padrões atuais, mas que foi sede da primeira Copa do Mundo, sediada e vencida pelo Uruguai em 1930.


O uruguaio parece ser tão apaixonado pelo futebol quanto os brasileiros e, naturalmente, o museu celebra a história do esporte no país, sem deixar de expor os destaques do esporte ao redor do globo.


Um dos episódios com maior destaque é a final da Copa de 1950 vencida pelo Uruguai sobre o Brasil no Maracanã. Acho que a melhor final possível para a Copa de 2014 seria Brasil x Uruguai. E se fosse assim, qualquer resultado seria fantástico: tanto a revanche brasileira quanto uma nova vitória uruguaia.


Curiosamente, o único clube que tem um espaço exclusivo no museu é o Cruzeiro. Mas isso tem um motivo: um vice-presidente do time, em uma visita ao museu, levou a bandeira e camisa do time, acompanhadas de uma réplica em miniatura da taça da Libertadores, de presente para o espaço. Tiveram que arrumar um local para expô-las.

Aos atleticanos enciumados, sugiro que peçam ao presidente do clube que leve os mesmos presentes cruzeirenses junto com uma réplica da taça de campeões do gelo ou qualquer outro título internacional do Galo.


Dicas*:
- Vista a camisa do seu time do coração, todo mundo que visita o local faz isso.
- O museu fica aberto de quarta a domingo, programe-se para não correr o risco de chegar lá e ele estiver fechado.
- Lá eles aceitam pesos uruguaios, dólares e reais, além de cartões de crédito.
- A entrada custa 100 pesos uruguaios (pouco mais de 10 reais).
- Vá de ônibus, é rápido e barato. Se estiver na região da Ciudad Vieja, você pode pegar os carros de números 100, 102 ou 103 na Avenida 18 de Julio e descer no segundo ponto da Avenida 8 de Octubre (consulte outros itinerários aqui). 
- Duas horas são tempo o suficiente para a visita, exceto para pessoas detalhistas demais ou super apaixonadas por futebol.
*informações de janeiro de 2013

P.S.: A camisa do Araxá Esporte fica muito mais bonita quando cruzo os braços e eles escondem o logo do patrocinador, não fica?


Comentários

  1. Angélica12:24 AM

    Gostei do texto e adorei o P.S.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:14 PM

    Não é a camisa do Araxá... VOCÊ é que fica bonito de qualquer jeito...rsrs . Gostei do texto tb. Bjo da Prima que vc mais gosta...

    ResponderExcluir

Postar um comentário