Pular para o conteúdo principal

O WhatsApp será pago a partir deste sábado

(ou não)

Não sei quando foi criada a primeira corrente, mas foi antes da internet. Lembro de receber cartas pelo correio com pedidos para serem encaminhadas para dezenas de pessoas, sempre com um objetivo inalcançável. A tecnologia muda, e as correntes se adaptam.

Hoje recebi a seguinte mensagem, no aplicativo WhatsApp (disponível para a maioria dos smartphones).

Apartir deste sábado o WhatsApp será pago mensalmente num valor de 2,99U$, por nossos servidores estarem se congestionando, os usuarios frequentes não terão de pagar mas para isso envie essa mensagem para 20 pessoas, seu WhatsApp ficara vermelho e entao os que o icone do mesmo nao for vermelho perderam suas contas tendo de pagar mais 20 U$ para renovalas! Atenciosamente Marcos Fillardo (CEO do WhatsApp)


Vou poupar o remetente, já foi vergonha demais o fato dele ter repassado a mensagem para vinte pessoas.

Claramente, é uma mensagem falsa. Mas como ela está se espalhando, vou cumprir meu papel de mentor para assuntos tecnológicos e tentar ser didático pra ajudar quem porventura possa ter alguma dúvida.

O primeiro ponto que chama a atenção são os erros de português. É natural errar, eu mesmo erro bastante por aqui (nunca de propósito, é claro), mas os erros da mensagem são grotescos. Dificilmente uma empresa respeitada enviaria aos seus clientes um texto tão mal escrito até porque esse respeito iria por água abaixo.

Outro detalhe estranho é o meio pelo qual a mensagem foi compartilhada: os próprios usuários. Se uma empresa quisesse cobrar por um serviço, ela iria no mínimo enviar um e-mail aos seus usuários, ou mesmo embutir uma mensagem em seu próprio aplicativo. Contar com seus clientes para transmitir tão importante comunicação é irreal.

E por último, mas não menos importante, uma regra de ouro: NUNCA (eu disse NUNCA) vai acontecer alguma coisa se você repassar uma mensagem, foto ou vídeo para sua lista de contatos. Ninguém vai doar centavos e você não vai ganhar um carro. Isso vale para e-mails, Facebook, mensagens de celular e todos os outros tipos de comunicação digital. Mentira, podem acontecer duas coisas. Ou seus contatos também vão repassar a mensagem, ou eles vão rir de você.

Resumindo: pode continuar usando seu WhatsApp. Você não vai ser cobrado por enquanto. E se por acaso  o serviço passar a ser pago, você provavelmente receberá uma comunicação adequada.


Comentários

  1. Anônimo7:19 PM

    Muito obrigada pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. E lembrando que o CEO do WhatsApp é Jim Balsamic. haha

    ResponderExcluir
  3. Amanda11:49 AM

    A mensagem que eu recebi ainda tinha um pouco de poesia! Sim, olha que lindo: "você será livre para a vida vai olhar e do azul. bola acima fazer Como veremos!" hahahahahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário