Pular para o conteúdo principal

Neymar em quadrinhos

(uma ótima id$ia de Mauricio de Sousa)

Transformar jogadores em personagens de quadrinhos não é novidade para Maurício de Sousa. Ele já fez isso com Pelé, nos anos 70, e mais recentemente com Ronaldinho Gaúcho. A bola da vez é Neymar, cuja revista Neymar Jr. já está à venda nas bancas por R$3,90.

As personagens de Maurício costumam ser definidas por apenas uma duas características marcantes. Com Neymar não é diferente: ele é um garoto talentoso no futebol e só. Nesse caso, foi uma escolha acertada: é melhor que as atitudes do jogador fora do campo não sejam utilizadas como exemplos a serem seguidos pelas crianças. Fiquemos com uma criança alegre e boa de bola,que contracena com seu pai  e sua irmã,  que é o suficiente para que escrevam as histórias.

Neymar é uma criança na HQ, mas um pouco mais velha que as personagens da Turma da Mônica. Mas o estilo  e qualidade das histórias é semelhante. A equipe da Maurício de Sousa Produções é muito competente e sabe escrever para as crianças.

O traço dos (poucos) cenários e das personagens secundárias também segue o mesmo padrão. Apenas Neymar tem um estilo um pouco diferente - e é provavelmente a personagem mais feia já desenhada por Maurício. Mesmo com uma ajuda do lápis, não pra lutar muito contra a natureza mesmo...



Ronaldinho teve uma ajuda no lançamento de sua revista, pois o logo da Turma da Mônica aparece na capa de cada edição, e sua HQ foi inserida no pacote de assinaturas da turminha - sem a opção de não recebê-la. Já Neymar vai ter que se virar sozinho - não há assinaturas nem associações com as personagens mais famosas de Maurício.

Eu subestimei a revista de Ronaldinho. Hoje ela é vendida em mais de 50 países. Mas pra Neymar atintir o mesmo número, ele tem que se tornar no mínimo uma estrela internacional.

Creio que as vendas em um primeiro momento devem se concentrar nos torcedores santistas - embora nenhuma referência ao time seja feita nas histórias. Se Neymar resolver jogar metade do que se espera dele na seleção brasileira, as vendas devem subir.

Neymar Jr. em quadrinhos é mais uma boa opção de revista para as crianças e cumpre bem o objetivo ao qual se propõe. Deve arrebanhar alguns não-leitores que gostam de futebol e ajudar a cumprir o papel que as revistas da turma da Mônica tem na alfabetização das crianças brasileiras. Além disso, vai encher ainda mais o bolso de Neymar e de Maurício de Sousa - o que claramente é o maior objetivo da publicação.


Comentários