Pular para o conteúdo principal

Como aprendi a ler no ônibus

Até alguns anos atrás, sempre que tentava ler em um ônibus em movimento, eu sentia tonteiras. Não preocupava muito com isso: simplesmente não lia, até porque acostumei-me a ouvir que eu poderia deslocar minha retina. Mas isso era só um desses mitos que passa de geração pra geração sem ninguém questionar (Fonte: Unimed).

Acontece que o tempo gasto em transporte é um dos maiores desperdícios da sociedade moderna. Como eu tenho muita dificuldade para dormir em ônibus, passava a maior parte do meu tempo ouvindo música. Até que resolvi enfrentar essa situação.

Desenvolvi uma técnica para o aprendizado gradual da leitura em ônibus. Funcionou comigo, pode funcionar com você.

Comecei com o básico. Peguei um livro e comecei a ler. Em dois minutos já fiquei meio zonzo e parei. Mas não desisti. Esperei o dia seguinte e voltei a tentar - e a resposta do meu organismo foi a mesma. E continuei assim, sucessivamente, a cada momento em que eu precisava me deslocar utilizando o transporte público.

Venci pela persistência. A cada tentativa, eu conseguia resistir por mais tempo. Dois, cinco, dez minutos. E hoje eu consigo ler por horas consecutivas dentro do busão.

Nem preciso dizer o quanto isso melhora o meu dia. Um tempo que era desperdiçado pode ser utilizado para estudar, aprender ou simplesmente me divertir. 

P.S.: Não consegui encontrar o autor da figura. Tem Rafael assinado no cantinho, é tudo que sei.

Comentários

  1. Boa! Vou tentar sua técnica depois! Antes conseguia...mas depois de tanto meu pai xingar eu parei e agora que preciso ler no bus não consigo mais! Ate escrever msg no cel me deixa tonta! ¬¬

    ResponderExcluir

Postar um comentário