Pular para o conteúdo principal

Você já parou pra pensar em quanto dinheiro você gasta pra acessar o Facebook, Instagram e outras redes sociais?

O mês inteiro eu fico brigando contra meu pacote de dados no celular, esperando que ele não acabe antes da renovação. Acompanho quanto cada aplicativo consome, utilizo recursos de economia e ainda assim costumo chegar perto do limite sempre. Uma coisa que aprendi desde que contratei meu primeiro pacote de dados de celular de 10MB (isso mesmo, dez megabytes) há mais de uma década é que independentemente do limite de dados que eu tiver disponível, eu sempre vou consumi-lo.


Nos últimos meses, gastei em média 50% do meu pacote de dados apenas com Facebook e Instagram. Como o pacote custa 50 reais, o gasto com dados para utilização apenas dessas duas redes fica metade disso: 25 reais por mês, ou 300 reais por ano, quase um real por dia.

Isso mesmo, 300 reais por ano.

Note que esse valor se refere apenas ao pacote de dados de celular. Há inúmeros outros custos indiretos como energia elétrica, assinatura de internet residencial para utilização wi-fi e o próprio custo do smartphone.

No entanto, não vale a pena considerá-los nessa conta por três fatores:

  • o consumo de energia elétrica para carregar o telefone representa pouco na conta de luz; 
  • a escolha de contratação de internet residencial é baseada na velocidade de transferência de dados e esse é um fator que é pouco exigido pelas redes sociais se comparado a outros serviços como Netflix e Youtube;
  • a compra de um smartphone quase nunca é baseada no seu desempenho em redes sociais, pois elas utilizam aplicativos que, em geral, funcionam bem em qualquer aparelho.




Fazer essa conta, num primeiro momento, não deve mudar a minha forma de agir. Não vou deixar de usar as redes sociais no celular nem gastar esse dinheiro com outra coisa. Mas tenho a consciência de quanto isso está me custando.

No fundo, é como se eu tivesse pagando por um serviço, assim como pago pelo Netflix, Social Comics, Xbox Live ou Google Play Music. Acredito que a tendência do mercado é assinarmos cada vez mais serviços digitais pagos, e vai chegar um momento em que não poderemos ter todos: nem todos têm tempo hábil pra usar tudo nem dinheiro suficiente pra pagar cada um deles. Nessa hora, escolhas serão feitas.

De qualquer forma, se tivermos que fazer alguma priorização de conteúdo pago a ser consumido na internet, tenho certeza que a maioria vai escolher as redes sociais. Pode ser o Facebook, Instagram, Snapchat ou a rede social popular do momento. Na prática, já escolhemos isso.



Comentários

  1. What's up, this weekend is pleasant for me, as this time i am reading this enormous informative post here at my residence. outlook 365 login

    ResponderExcluir
  2. We know that if we make extra payments against our mortgage it'll save us lots of money in interest. mortgage payment calculator canada Consistently getting a good Canadian mortgage calculator that could work for both investors and owner occupiers was quite frustrating for me. mortgage calculator

    ResponderExcluir

Postar um comentário