Pular para o conteúdo principal

A poética despedida de Charles Schulz (o criador de Charlie Brown e Snoopy)

Charles Schulz dedicou quase cinquenta anos de sua vida à tira Peanuts, publicada diariamente em milhares de jornais ao redor do mundo. No Brasil, ela ficou mais conhecida pelo cachorrinho Snoopy e seu dono Charlie Brown, também chamado de Minduim por aqui.

Schulz foi o único autor a roteirizar e desenhar as histórias. No final de sua carreira, passou a ter dificuldades de manter o cronograma de publicação por problemas de saúde. Resolveu aposentar-se, e encerrar a tira, cuja última publicação trazia uma carta do autor.


Em uma tradução livre, a carta dizia:

"Queridos amigos,

Tive a sorte de desenhar Charlie Brown e seus amigos por quase 50 anos. Foi o cumprimento da ambição de minha infância.

Infelizmente, não sou mais capaz de manter o cronograma demandado por uma tira diária. Minha família não deseja que Peanuts seja continuado por outra pessoa, por isso estou anunciando minha aposentadoria.

Sou grato pela lealdade de nossos editores, pelo maravilhoso suporte e apoio expressado a mim pelos fãs da tira ao longo dos anos .

Charlie Brown, Snoopy, Linus, Lucy... como posso esquecê-los.

Charles M. Schulz"

Schulz morreu dormindo, no dia 12 de fevereiro de 2000. Não chegou a ver essa tira publicada, que chegou aos jornais no dia seguinte, 13 de fevereiro, exatamente na manhã posterior à sua morte.

Saiu de cena junto com suas criações, mas seus personagens se tornaram eternos.



Comentários