Pular para o conteúdo principal

Pseudociência, negacionismo e outras formas de desinformação científica na Campus Party MG #CPMG3


Belo Horizonte mais uma vez sediará a versão mineira da Campus Party e farei minha quinta palestra no evento. Dessa vez vou me aventurar pelo universo da divulgação científica e conversar com o público sobre pseudociência, negacionismo e outras formas de desinformação científica que circulam pelas redes sociais, assunto que é parte da minha pesquisa de doutorado. O evento acontece entre 7 e 10 de novembro, e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas por esse link.

O evento tradicionalmente é transmitido ao vivo pela internet no canal da Campus Party.

A palestra Pseudociência, negacionismo e outras formas de desinformação científica que circulam pelas redes sociais #CPMG3 acontece no dia 07/11/2018 às 17 horas, na Serraria Souza Pinto. Espero vocês lá!
https://campuse.ro/events/campus-party-minas-gerais-2018/talk/pseudociencia-negacionismo-e-outras-formas-de-desinformacao-cientifica-que-circulam-pelas-redes-sociais-cpmg3/

Descrição:
Redes sociais são um campo fértil para a propagação de informação e as "fake news" podem ter impactos significativos (e negativos) na sociedade. E quando a informação falsa é relacionada à ciência? A ciência não tem resposta para tudo, o que é natural: responder perguntas sem resposta é um objetivo das pesquisas científicas. No entanto, alguns assuntos já possuem respostas fundamentadas, testadas e verificadas, mas determinados grupos preferem ignorá-las. Nesse contexto, surgem as pseudociências, que se aproveitam de argumentos que podem soar como científicos, embora não sejam; o negacionismo, negações em massa de acontecimentos históricos ou conhecimento científico em favor de mentiras mais confortáveis, além de diversas informações que contradizem o conhecimento científico da sociedade. A apresentação fará um panorama dos principais assuntos que podem ser científicos ou não que circulam nas redes sociais. A terra é plana? Vacinas funcionam? A posição dos astros no momento do nosso nascimento interfere na nossa personalidade? Vamos ver o que a ciência tem a dizer sobre isso.


Palestrante:
Gregório Fonseca é o chato que corrige todo mundo com argumentos baseados em fatos, dados e ciência, mesmo que isso possa render atritos familiares e conflitos com seus amigos. Atualmente cursa doutorado em Comunicação Social na UFMG, onde pesquisa a disseminação e debate de desinformação científica nas plataformas de mídias sociais e possui Pós-Graduação em Comunicação e Jornalismo na Universidade de Araraquara. Sua formação multidisciplinar engloba uma graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG e mestrado em Engenharia Aeronáutica no ITA. Obteve certificação executiva em gestão e liderança no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Além disso, atua como engenheiro de software na Embraer, empresa onde trabalha há mais de dez anos.


Comentários