Será que se a Liga da Justiça existisse no nosso mundo seria mais fácil enfrentar a pandemia de COVID-19?
Uma das minhas histórias em quadrinhos favoritos desde minha adolescência é Superman: Paz na Terra. Escrita por Paul Dini, foi publicada originalmente em formato gigante com a arte realista de Alex Ross. Toda pintada, a graphic novel impressionava não só pelo aspecto visual, mas também pela sua história que mostrava um lado mais humano do Superman. Seu objetivo era utilizar seus poderes para acabar com a fome em um dia.
Superman: Paz na Terra fez parte de uma série da DC Comics publicada entre 1998 e 2003 onde os super-heróis enfrentavam desafios que os tiravam da posição de praticamente deuses para enfrentarem problemas reais. Além do kryptoniano, também foram publicadas histórias do Batman (enfrentando a miséria das grandes cidades), da Mulher-Maravilha (contra a opressão das mulheres em algumas culturas), do Capitão Marvel (buscando trazer mais esperança para crianças com deficiências) e da Liga da Justiça, enfrentando um problema que nem mesmo os maiores super-heróis da Terra conseguiriam vencer sozinhos.
A Liga da Justiça enfrentou uma pandemia na história Liberdade e Justiça. E é impressionante como a trama de 2003 tem semelhanças com o estamos vivendo hoje.
No início, a principal iniciativa foi garantir que as pessoas ficassem em casa. O herói Tornado Vermelho tentou força isso gerando um furacão para que ninguém saísse.
O isolamento, naturalmente, trouxe insegurança para as pessoas.

E Batman tinha consciência do paradoxo que esse tipo de situação pode gerar na cabeça das pessoas: se a ameaça for contida no início, muitos podem pensar que ela nunca existiu.

E Aquaman demonstrou preocupação com as pessoas que não estavam dispostas a ouvir.

As compras exageradas nos supermercados também apareceram.

O Lanterna Verde usou o poder do seu anel para criar respiradores.

O Flash já sabia que o pior aconteceria quando a doença chegasse nas grandes cidades.

O Superman previu que a opinião pública poderia se opor às iniciativas da Liga.

Nas horas vagas ele é o repórter Clark Kent, e percebeu que a desinformação também seria um grande obstáculo.

Se eu contar como a história terminou, quem não leu a história pode ficar triste com o spoiler. De qualquer forma, não temos pessoas com super poderes para nos proteger da pandemia. A superação desse momento depende de cada um nós.
Liga da Justiça: Liberdade e Justiça pode ser encontrada na coletânea Os Maiores Super-Heróis do Mundo, publicada pela Panini licenciada DC Comics no Brasil.
Comentários
Postar um comentário