Pular para o conteúdo principal

Michael Crichton, o negacionista climático

 Michael Crichton foi o escritor e cineasta que criou Jurassic Park, Westworld, E. R. (Plantão Médico) e diversas outras obras de sucesso. Mas descobri recentemente que ele tinha um lado negacionista. Pra ele, as mudanças climáticas eram uma fraude. 



"Ou você morre como herói ou vive o suficiente para se tornar um vilão", já dizia Harvey Dent.

Na maioria dos casos dá pra separar o artista da obra. Nesse caso, não dá: Crichton incluiu sua posição no livro "State of Fear" ("Estado de Medo", no Brasil), publicado em 2004. Nele, ambientalistas extremistas planejam assassinatos em massa para divulgar os "perigos" do aquecimento global.

Crichton tentou argumentar que sua obra tinha um background científico. Deixando claro que não é apenas uma obra de ficção (na visão do autor), um apêndice foi incluído no livro com supostas evidências de que o aquecimento global não está acontecendo. 


O problema é que a ficção científica pode estar cheia de pseudociência - e tudo bem! Desde que esteja claro que trata-se de ficção. Ou alguém acha que ao ser picado por uma aranha radioativa vai ganhar poderes proporcionais ao de uma aranha? O livro vendeu bem, e acabou influenciando muita gente. Crichton chegou até a mesma a depor no senado americano, dando sua visão (equivocada) sobre o aquecimento global.

Al Gore fez uma menção à obra quando disse que "O planeta está com febre. Se o seu bebê estiver com febre, você vai ao médico. Se o seu médico lhe disser que você precisa intervir aqui, você não diz 'Bem, eu li um romance de ficção científica que me diz que não é um problema'. "


Vejo isso como uma (grande) mancha na carreira de Michael Crichton, mas isso não tira o brilho de suas outras obras. Jurassic Park continua sendo meu filme favorito. E não deixa de ser decepcionante.

Algumas recomendações de leitura que me ajudaram a escrever esse texto:

Why Trust Science?, de Naomi Oreskes

Wikipedia: Michael Crichton

Wikipedia: State of Fear

The Guardian - Novel take on global warming

Folha de S. Paulo - Crichton faz libelo entediante contra aquecimento global

Sci-Fi Giant Michael Crichton Dies at 66

Comentários