Pular para o conteúdo principal

Os 17 anos do Karnak

Quando o Karnak, banda paulistana liderada por Andé Abujamra, anunciou o fim de suas atividades em 2002, fiz uma lista dos 5 shows que eu nunca teria a oportunidade de assitir ao vivo:

  1. Beatles
  2. Mutantes
  3. Nirvana
  4. Mamonas Assassinas
  5. Karnak

Fui a 2 shows da volta dos Mutantes, e risquei-os da lista.

No final de 2006, o Karnak resolveu fazer um show. E desde então, eles fazem o seu show de aniversário todo final de ano. E no último sábado, finalmente pude assistir à banda mais incompreendida do mundo ao vivo, no aniversário de 17 anos!

Todos os ingressos do SESC Pompeia para as apresentações de sábado e domingo foram vendidos – o que rendeu comparações ao AC DC por parte da banda. André Abujamra até arriscou um solo de guitarra deitado no chão tal qual Angus Young.

12-12-09_2226Embora o último disco de inéditas seja de 2001, as canções estavam bem frescas na memória dos fãs – de idade média bem alta (me senti um pirralho).

E o que se viu foram músicos felizes de estarem no palco, fazendo o que sabem de melhor. Recheado de bom humor e improvisos, o show rendeu muitas risadas e fez a plateia cantar bastante. E o clima de celebração e diversão era contagiante.

André Abujamra se deu ao luxo de cantar “Maria Inês” lendo a letra, e transformou isso num diferencial da apresentação! Aliás, além de músicos, todos são praticamente atores. Diversas situações são encenadas discretamente no decorrer do show, e são parte do espetáculo.

Pela primeira vez na vida pude cantar a plenas pulmões canções como “Estamos Adorando Tóquio” e “Juvenar” sem que as pessoas próximas de mim achassem que fiquei doido!

Ao final da apresentação, André Abujamra dedicou o show aos filhos da banda. (Fico pensando no quanto seria inusitado ver meu pai se apresentando num palco cantando músicas engraçadinhas, fazenda dancinhas bestas e pulando numa cama elástica de ginástica). Terminou dizendo que o Karnak é eterno. E eu acho que concordo.

Alguns vídeos que fiz:

Estamos adorando Tóquio

O mundo

Juvenar

Universo Umbigo

3 Aliens in LA

Comentários