Pular para o conteúdo principal

Lula do Brasil

(ou como vender para as pessoas um livro que elas não querem comprar)

Passeando por uma livraria, vi o livro “Lula do Brasil”, cuja capa está reproduzida ao lado, e a primeira coisa que pensei foi que era o livro em que o filme biográfico do presidente foi baseado.

Logo percebi que não era, pelo número de páginas (eu sabia que o livro era curto), e tive certeza quando li o nome do autor. Richard Bourne? Eu tinha certeza que o filme foi baseado num livro de Denise Paraná!

 

Lula, o filho do BrasilE eu estava certo. O livro que eu tinha em mãos era completamente diferente.

Ao lado, está o livro “A história de Lula, o filho do Brasil” com a capa do filme.

Reparem em como as capas são semelhantes, até a fonte usada no título principal é a mesma. Obviamente, trata-se de uma estratégia dos responsáveis pelo lançamento no Brasil para enganar o leitor, e fazê-lo comprar um livro diferente do que ele pretendia.

Lula of BrazilNão quero questionar a qualidade de nenhuma das duas obras, até porque não as li. O ideal seria lançar o livro com a capa original, da forma como foi concebido.

Enfim, ambos devem estar vendendo bastante, independentemente de suas estratégias de marketing. Eu não comprei nenhum.

Comentários