Pular para o conteúdo principal

Capitão América – O Primeiro Vingador

capitao-america-o-primeiro-vingador-1024x768Após o sucesso das franquias X-Men e Homem-Aranha (cujos direitos para o cinema são da Fox e Sony, respectivamente) a Marvel resolveu investir de verdade em seus super heróis no cinema e até criou um estúdio próprio para tomar conta de suas criações, o Marvel Studios.

Os filmes lançados a partir daí passaram a ter elos uns com os outros, para que tudo culminasse num filme do super grupo Vingadores, reunindo os maiores heróis da editora. Homem de Ferro, Hulk, Thor e, finalmente, o Capitão América.

Enquanto os filmes do Homem de Ferro surpreendentemente tiveram um sucesso avassalador, Hulk e Thor ganharam filmes razoáveis. O maior desafio, no entanto, ficou para o final: fazer com que um filme do Capitão América seja popular fora da América do Norte. O herói tem como uniforme uma bandeira dos Estados Unidos, e o anti-americanismo está em alta no mundo. Há países em que o título do filme foi apenas “O Primeiro Vingador”.

O resultado, no entanto, foi satisfatório. O Capitão América do filme é realmente um patriota, mas isso não é um problema. Por ser situado na Segunda Guerra Mundial, fica mais fácil dizer que o lado bonzinho é o dos Estados Unidos, e o filme não tenta convencer a plateia de que os Estados Unidos são melhores que o resto do mundo.

O filme do Capitão América é bom, mas não chega a ser revolucionário. O longa metragem não se parece com um filme de guerra. Nem com um de super herói. Fica no meio termo, o que acaba dando a história uma personalidade própria. Não agride os fãs xiitas dos quadrinhos é é de fácil entendimento para qualquer pessoa que não tenha um conhecimento prévio da personagem.

Depois dos créditos, há um teaser trailer do filme dos Vingadores, a aposta mais ousada da Marvel Studios. Fica a expectativa por mais um grande filme baseado em histórias em quadrinhos.

Comentários