Pular para o conteúdo principal

Dom Casmurro e os discos voadores

Passei 27 anos da minha vida sem ler o livro Dom Casmurro. Mas foi só colocarem alienígenas e andróides no meio da história que fiquei atraído pela trama. O livro Dom Casmurro e os discos voadores tem sua autoria creditada a Machado de Assis e Lúcio Manfredi. Parece estranho, e na verdade é um pouquinho.

dom-casmurro-e-os-discos-voadores

A história da paixa entre Bentinho e Capitu é conhecida por todos que prestaram o mínimo de atenção nas aulas de literatura e também por quem sabe um pouquinho de cultura geral – mesmo que não tenha lido o livro.

A obra completa de Machado de Assis é de domínio público. Você pode até baixar nesse site e ler tudo em seu PC ou tablet, legalmente e gratuitamente. E se é de domínio público, você também pode fazer o que bem entender com ela.

Aí entra o Lúcio Manfredi. O escritor e roteirista reescreveu a história clássica de Dom Casmurro, adicionando elementos ditos “fantásticos”, tais como discos voadores, extraterrestres e andróides.

O livro pode desagradar aos mais conservadores, mas fato é que o resultado final ficou muito bom. As alterações na história começam de forma sutil e a trama vai crescendo até se tornar algo completamente novo.

No fim das contas, o livro ainda cumpriu um papel pedagógico: fiquei com vontade de ler a versão original de Dom Casmurro.

Fica até difícil imaginar como é que esse romance funcionou sem ter ETs no meio.

Comentários

  1. Diane9:38 PM

    Bacana! Fiquei com vontade de ler! A propósito, um cara chamado Domício Proença Filho, professor e escritor, reescreveu a história sob as perspectivas de Capitu! Ainda não li, mas tbm parece ser bem interessante! Ah, o nome do livro é: Capitu, memórias póstumas. :)

    ResponderExcluir
  2. Greg, desculpe se estou sendo chato, mas uma vez que você mesmo disse que não leu o texto original, queria só esclarecer uma coisa.

    Esse livro sobre o qual você escreveu pode até ser interessante, a história pode até funcionar muito bem. Talvez até lesse este livro se não estivesse com tantos outros na fila. Mas daí pra você dizer que fica difícil imaginar como que um dos maiores romances da nossa literatura funcionou sem ter ETs no meio já é um pouco exagerado, não acha?

    Enfim, procure ler Dom Casmurro na versão original. Espero que você goste. Acho que esse é meu livro preferido da nossa Literatura. Um dos poucos que li mesmo que nenhuma professora me mandasse ler.

    Mas veja que o mais importante nesse livro, de fato, não é a estória em si que ele conta, mas sim a maneira como ele conta. Nesse quesito acho realmente muito difícil o texto original ser superado. Tanto é que até hoje tem gente debatendo sem chegar a um consenso sobre se houve não a traição. E tudo isso sem ter ETs no meio.

    Novamente, desculpe-me se estou sendo chato. Talvez eu seja um daqueles conservadores que você comentou =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Drewa, eu realmente acho exagerado o que escrevi, mas foi de propósito! Quando eu disse que não imaginava o romance funcionando sem os ETs no meio foi só uma pequena ironia. Eu não acredito que o livro original seja ruim, tanto é que fiquei com vontade de lê-lo.

    É que literatura clássica nacional pra mim sempre foi uma leitura que fiz obrigado pela escola. No resto do tempo, acabava lendo algum livro de fantasia ou ficção científica.

    Mas eu vou ler Dom Casmurro de verdade. E em breve!

    ResponderExcluir
  4. Júlia9:42 PM

    E eu não consigo imaginar Dom Casmurro com ETs!! hehe
    Tenho o original lá em casa, fica a vontade! Eu adorei!
    Sempre li esses livros obrigada pela escola, mas esse eu amei!

    ResponderExcluir
  5. Júlia, o livro extraterrestrificado está à sua disposição!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:01 PM

    Como eu posso fazer pra baixar esse livro gratuitamente no meu TABLET?

    ResponderExcluir

Postar um comentário