Pular para o conteúdo principal

O pop e o rock na China

Na minha recente visita à China, tentei pesquisar sobre rock chinês pra, quem sabe, ir a um show em Pequim. Mas pelo que consegui encontrar, parece que o rock and roll não é um gênero muito popular por lá.

Nos momentos em que ficava no hotel, costumava deixar a televisão ligada, por mais que eu não entendesse nada do que estivessem falando. E os canais disponíveis não eram tão atraentes – CCTV 1, CCTV 2, CCTV 3, até o 11 ou 12. Tinha também a BTV 1, 2 etc. Todos canais controlados pelo governo. Mas tinha também a MTV China, que pra mim ficava sintonizada o tempo todo.

A programação era bem repetitiva. Dava impressão que a programação era igual em todos os dias, e os clipes eram sempre os mesmos.

miss A AClass4

A MTV China tá sofrendo uma invasão de girl bands, mais ou menos como era no ocidente na época das Spice Girls. E dessas bandas de meninas, a mais popular é a miss A, que conta com duas coreanas e duas chinesas. Vários clipes das garotas eram trasmitidos a todo momento. As músicas costuma ter uma frase em inglês, normalmente no refrão, e todo o resto é cantado em chinês (ou outro idioma que não conheço nem sei identificar). As coreografias podem parecer nonsense pra quem vive do lado de cá do planeta, mas eu imagino que os chineses devem achar essas dancinhas interessantes.

O cantor que mais aparecia era o 周杰倫, que descobri mais tarde que ele também atende pelo nome de Jay Chou. Ele é natural de Taiwan. Com um clipe meio toscão de um marinheiro, parece que ele conquistou o público asiático. O disco do cantor tem músicas com pegada rock, outras mais pop, R&B e até umas baladas meio brega-românticas.

A presença ocidental mais marcante (e surpreendente) é a fenômeno da internet Lana Del Rey. O mais curioso é que ela ficou famosa por seus vídeos no Youtube, e na China o Youtube é bloqueado.

Fora a onipresente Lana Del Rey, vi um único programa com bandas ocidentais. Era um top 10 apresentado pelo My Chemical Romance, onde eles falaram sobre seus clipes favoritos. Além de um clipe da própria banda, teve Radiohead, Sonic Youth, Pavement, Smashing Pumpkins, Nirvana, entre outros.

E claro, antes de voltar para o Brasil, tive que incrementar meu acervo com uns novos discos. Agora Jay Chou e miss A fazem parte da minha coleção.

Comentários