Pular para o conteúdo principal

O momento "Martha" deveria ter sido reprisado em Liga da Justiça


Um dos momentos que mais dividiu opiniões no filme Batman v Superman foi a interrupção da batalha entre os dois heróis após a pronúncia do nome "Martha" pelo Superman funcionar como uma espécie de gatilho para o Batman, que desistiu de brigar nesse momento. Clark Kent é filho de Martha Kent e Bruce Wayne é filho de Martha Wayne.

Há quem se incomode com a solução encontrada por Zack Snyder para interromper a batalha baseado no argumento de que apenas o fato da mãe dos heróis ter o mesmo nome não seria o suficiente para que o Batman interrompesse a batalha.

Particularmente, eu gosto muito da cena e enxergo um pouco além. Eu encaro esse momento como o instante em que o Batman percebe que o Superman não é um alienígena que veio para a Terra nos dominar, mas que há humanidade nele. O gatilho para essa compreensão é perceber que ambos têm mães, e que elas podem estar em situações de perigo. Assim, Bruce Wayne entende que Clark Kent é tão humano quanto ele, e que não há motivo para lutarem.


Quando estava vendo o filme da Liga da Justiça, em determinado momento, achei que uma nova versão dessa cena seria interessante, e caberia muito bem na trama.

Ao ser ressuscitado, Superman retorna confuso, atordoado, e entra em conflito físico com os outros membros da Liga da Justiça. Quando ele fica cara a cara com o Batman, imaginei que seria fantástico se o homem-morcego dissesse algo como "Remember Martha?" para que Superman se lembrasse de sua natureza humana. Além de fazer sentido no roteiro, seria como se o diretor continuasse firme na sua criticada decisão do filme anterior.

Ao invés dessa frase, a referência ao filme Batman v Superman veio na pergunta "Do you bleed?", mas dessa vez dita pelo homem de aço, e seguida por uma piada meio desnecessária.

De qualquer forma, achei Liga da Justiça um bom filme, que vale a pena ser visto. Ele é superior aos últimos filmes de super-heróis que assisti, mas ainda acho Batman v Superman um filme mais memorável.


Comentários