Pular para o conteúdo principal

Dez na área,

um na banheira e ninguém no gol.

deznaarea

Você pode ter lido o título desse livro em algum portal, ou num jornal. Talvez tenha visto alguma reportagem na TV.

O por quê do burburinho sobre um livro em quadrinhos sobre futebol? É que o o governo de São Paulo encomendou 1,8 milhão de exemplares para distribuir às escolas. E quando tinha distribuído mais de mil, alguém resolveu lê-lo e percebeu que algumas das histórias traziam palavrões, termos com duplo sentido e conotação sexual, e referências ao PCC.

O problema é embora o livro tenha sido produzido para leitores adultos, estava sendo distribuído na 3ª série do 1º grau.

O caso chegou à imprensa, denunciando o equívoco do governo, mas mostrando que os jornalistas também não entendem nada de cultura pop. No SPTV, a reportagem continha a frase “as histórias são em quadrinhos, mas o conteúdo não tem nada de infantil”. Mesmo os repórteres da Globo estão despreparados para lidar com a situação. Infelizmente, grande parte das pessoas associa quadrinhos à material infantil.

Foi no mesmo programa que José Serra deu uma entrevista e teve a infelicidade de dizer o é um “livro de conteúdo ruim, desagradável” e de muito “mau gosto”.  Particularmente, creio que ele sequer se deu ao trabalho de ler o livro, que traz histórias de autores brasileiros respeitados, tais como Fábio Moon e Gabriel Bá, Allan Sieber, Caco Galhardo e Spacca, entre outros. Também não li, mas a imprensa especializada em quadrinhos, em geral, elogia bastante o álbum, o que indica que no mínimo ele tem qualidade.

O Blog dos Quadrinhos trouxe durante o dia comunicados e entrevistas, olhando o lado dos quadrinhistas, feita por gente com autoridade o suficiente para falar sobre HQs.

Queria saber o que vai ser feito com esse 1,8 milhão de livros pagos pelo contribuinte. Eu gostaria muito de receber um exemplar. Até porquê o livro é bem carinho… Custa R$46,50. Pago meus impostos honestamente, e é triste ver o dinheiro público sendo gasto por pessoas despreparadas…

Comentários