Não quero mudar seu voto, independentemente dos candidatos em que você vai votar.
Na verdade eu posso até querer… Mas o objetivo do texto não é esse.
A dois dias das eleições, o que quero é sugerir uma leitura que pode ajudá-lo a refletir sobre as escolhas que faremos para o nosso país. Trata-se do livro Toda Mafalda, do argentino Quino.
Mafalda é uma personagem de tiras em quadrinhos que foi publicada de 1964 a 1973. Apesar de seus quase 40 anos, é muito atual.
As histórias de Mafalda discutem democracia, capitalismo, e o quanto o “mundo dos adultos” não faz sentido. É como se fosse um Calvin politizado, com uma turma de amigos estranhos como o Charlie Brown.
O que torna Mafalda ainda mais interessante para os brasileiros é o fato da personagem ser argentina. Rivalidades bestas entre países à parte, temos em comum o fato de sermos países em desenvolvimento (desde aquela época).
Por meio dessa identificação com o leitor, é possível que a pequena Mafalda incite reflexões sobre o que realmente importa para o futuro do país. E sobre qual é o papel de cada um nessa história.
Finalmente, ler tirinhas da Mafalda nos jornais é muito mais divertido que acompanhar as manchetes repletas de escândalos e corrupção que preenchem as páginas das publicações. Fica a dica.
Ela é atual igual eu mesma, com meus 40 e poucos anos. rss
ResponderExcluirbjooo
A prima que vc mais gosta