Pular para o conteúdo principal

Os 5 melhores discos nacionais de 2009

Dos 5 discos escolhidos, 2 são independentes, e 1 é de uma cantora que surgiu na internet. Isso me leva a pensar que ainda há muitos bons discos independentes espalhados pelo Brasil afora, mas que ainda não tive a oportunidade de conhecer.

FolderArnaldo Antunes - Iê Iê Iê
Depois de décadas de carreira, parece que o cantor atingiu seu auge criativo. "Iê Iê Iê" traz canções dançantes, assobiáveis, reflexivas. É rock and roll sem ser barulhento, pop sem ser fútil e poético sem soar piegas. Arnaldo ainda separou um tempo em 2009 para gravar um disco infantil, "Pequeno Cidadão".

Ana Cañas - Hein Ana Cañas - Hein?
Pra mim, Ana Cañas era música de menininha. Não é preconceito, mas as canções do primeiro álbum tem maior aderência no universo feminino, isso é fato. No seu segundo trabalho, parcerias com Liminha e Arnaldo Antunes a fizeram soar bem mais rock and roll. Hein? causa estranheza a quem conhecia a garota que cantava “Devolve, Moço”. A carismática cantora expandiu seu público e passei a gostar também do primeiro disco.

Ludov - CaligrafiaLudov - Caligrafia
Lançado a conta gotas para download gratuito - a cada semana um show ao vivo em webcast e 3 ou 4 músicas disponibilizadas, Caligrafia traz um Ludov diferente. Há o power pop que se aproveita da voz poderosa de Vanessa Krongold em "Terrorismo Suicida" e "Vinte por cento", mas também canções MPBísticas como "Magnética" e "Mecanismo". Caligrafia reúne as experiências e influências individuais de cada um de seus músicos e trata como uma banda. Pode não soar uniforme como o Disco Paralelo, o álbum anterior, mas apresentou muitas das melhores músicas do ano.

General Image B2W Mallu Magalhães - Mallu Magalhães
O primeiro álbum da cantora era só uma apanhado das canções que ela compôs, que era essencialmente o que hoje é rotulado como neo-folk, mas não tinha uma unidade e a qualidade das músicas oscilava. O novo trabalho lançado há menos de um mês surpreende. "Compromisso" e "Bee on the grass" são puro Beatles. "Shine Yellow" é um reggae fofo; "Versinho de número um" e "O Herói, O Marginal" poderiam ser do Los Hermanos. Mallu juntou o que há de melhor em suas principais influências musicais e gravou um disco formidável.

Folder Banda Gentileza - Banda Gentileza
É uma banda que você adora. Se você discorda disso, é porquê ainda não ouviu. Só fui conhecer o álbum depois de ler diversas críticas positivas nos melhores blogs musicais. E depois também escrevi sobre eles.

Leia também: Os 5 melhores discos internacionais de 2009

Comentários